sexta-feira, 8 de junho de 2012

A FILOSOFIA VÉDICA

Uma antiga tradição que fala por sí mesma, a função da filosofia védica consiste em transmitir o conhecimento da auto realização, propiciando a libertação do (moska) sofrimento. muitos estudiosos concordam que a filosofia do pensamento indiano é a busca da verdade, não como conhecimento academico e sim conhecimento para seu própio bem, para aprender que o conhecimento tornará todos homens livres.Isto vem nos mostrar  que ao contrário do que acontece no pensamento da cultura ocidental que visa buscar a auto realização no crescimento economico do individuo, sem pensar nas questoes filosíficas que podem levar o homen ao eriquecimento do espirito.
A filosofia védica mostra uma outra realidade totalmente contraria ao pensamento ocidental.
O rg veda, o yajor veda, o sama veda, atharva veda, o mahabharata, o bhagavadgita, o pancaratra, o ramayana e os suplementos vaisnavas e puranas compoê a literatura védica.
O conhecimento védico é considerado eterno, pois o cosmo material esá em constante fluxo , os ensinamentos védicos necessitam de repetidas corroboraçoes,embora considerado eterno, o cosmo material atravessa as seguintes fases: criação, manuntenção e aniquilação.
Os filósofos védicos apontam na direção do conhecimento como ferramenta principal da transformação do espirito através da consciencia suprema do ser na busca da verdade.

Os tres elementos do pensamento védico são:

Brahmam-refere-se ao aspecto impessoal e o onipenetrante da verdade absoluta. As várias manifestaçoes do cosmo mterial móvel e imovél, átomos, corpos, plantas e espaços, que não são em si mesmas as causas finais, e tampouco eternas.

Paramatma
Atma significa o eu."Thomas Hopikns escreve: há uma distinção entre o atman e o corpo fisico grosseiro, ele é o eu interior, o rpincipio ou energia que dá ao homen sua natureza essencial.
A filosofia védica considera que o eu é eterno e individual, ele não acaba quando o corpo é destruido.

Bhagavan é como uma visão teísta entender que a a verdade absoluta, é a´pessoa suprema possuidora de atributos inconcebíveis.Parasara Muni define bhagavan como pessoa suprema possuidora de beleza conhecimento, força fama, riqueza e renuncia infinitos. Embora o conceito de criação sugira muitas grandes personalidades( semideuses) no seu sentido lato a palavra bhagavatan, aplica-se apenas ao ser supremo.

A filosofia indiana, o pensamento védico, são caminhos da iluminação e evolução de uma antiga tradição.

                               Samsara a roda das reencarnaçoes

Nenhum comentário:

Postar um comentário