segunda-feira, 9 de julho de 2012

OS QUATRO ELEMENTOS E OS DEUSES YORUBÁ

Água "o principío feminino"

A água presente na história da criação do mundo, como base de sustentação, pois na chegada ao local indicado para criar a terra lá já havia uma ilimitada exetensão de água.
A força da origem da vida, do poder feminino, das grandes mães, energia feminina que comanda o mundo.
Fonte de energia essencial, principio vital sem o qual não poderia existir qualquer forma de vida, haja visto que o planeta é composto na sua maioria de água, nosso corpo é 60% água. Encontramos na natureza fontes infinitas de asé: lagos, cachoeras, rios,chuvas e lagoas, sendo indispensavel na alimentação do corpo e do espirito.

Deuses da Água

Nanã Buruku " a mais antiga de origem simultanea a criação, representante da memória ancestral do povo yorubá". representando a face da água parada e lamacenta, que além de ter uma aparencia morta, guarda os mistérios da vida e o segredo do renascimento.

Iemanjá além de reprsentar todas as águas do mundo é bem representada pelo rio que corre pro mar, simbolo de união entre os povos, rainha do mar mãe de todos os filhos.

Oshun representa as águas doces: rios nascentes e cachoeiras, algumas qualidades tem sua representação nos lagos e nas águas da chuva. Deusa do amor , prosperidade e fertilidade.

Olóòkun dinvidade das profundezas do mar, que gurada muitos mistérios da vida , da morte e de grandes rizas.

Averekué divindade que habita a espuma do mar, gosta de receber orogbó como oferenda e em agradecimento, grante riqueza e prosperidade a quem o agrada.

Logún Edé participa do elemento água por parte de seus fundamentos e ligação com sua mãe Oshun.

Oxumaré tem sua participação como orishá dos ciclos quando o elemento água transformado em vapor sobe ao céu e retorna a terra em forma de chuva.

Sem esquecer da participação de Obá e yansã que tem na Africa sua representação nun rio de mesmo nome apaesar de no Brasil serem associadas ao elemento fogo.

Lembrando finalmente de ósáàlá, que todos os anos é festejado nos Candomblés Brasileiros, sendo assim sua representação e participação na água da limpeza e renovação.

                                        " Omi Ímonlè másé mi
                                           omi tutu, omi onòn tutu
                                           omi ímonlè masé mi."

                                     Iyá mi Oshun Opara mojubá!




Nenhum comentário:

Postar um comentário