quinta-feira, 26 de julho de 2012

OS QUATRO ELEMENTOS E OS DEUSES YORUBÁ

Fogo: O Poder da Transformação

Através da história sabemos como a evolução humana avançou, apartir do momento que o homem dominou o fogo.
E Vale apena lembrar  o quanto os elemntos da natureza são essenciais para a vida humana, quando usados em benefício do homem.
"O fogo sempre esteve na natureza no interior da terra, nas faíscas elétricas dos raios, no sol, mas somente quando o homem aprendeu a produzi-lo é que a vida pode ser transformada".
O grande poder do fogo está na capacidade de transformar, ocasionando assim grande impacto na vida humana.
Falar no elemento fogo nos remete ao perigo que ele oferece, e aquele que o manipula e domina, são portadores de grande poder, inclusive poderes mágicos. Tudo que passa pelo fogo é transformado desde os metais aos alimentos.
"Existem dois tipos de fogo controlados pelos Deuses africanos, o primeiro chama-se IZÓé o fogo no âmbito da natureza, que destroi, que o homem não domina: manifesta-se nas lavas vulânicas, nos raios, no sol e em outros elementos que simples mortais não ousariam tocar.O segundo tipo chama-se INÂ que  é elemento usado em benefício do homem,o fogo que cozinha o alimento, que ilumina os caminhos que protege. o fogo é a luz no caminho do homem guiando-o na direção do prgresso.

Ésú - Magia e Movimento diretamente relacionado a transformação,senhor do fogo. Em certo sentido é o próprio fogo (Esú Inã) representa a grande explosão que deu origem ao universo. 

Shangó - Fogo que repreesenta poder, O Grande Rei da cidade de Òyó, que sempre gostou de desafiar o perigo. Do ato de dominar o fogo advem todo poder que conquistou.

Iansã - Deusa dos ventos e tempestades, que nada mais é que o ar em movimento, e este é representação do fogo, pois é seu grande propagador.

Obá - Deusa relacionada ao fogo por meio do movimento, que presente nas águas revoltas, ocasiona o impacto que é fonte de poderosa energia, gerando a luz.

Ogun - Como o Grande Ferreiro, é domesticador do fogo, pois stravés do trabalho da forja comprova que o homen é capaz de controlar este elemento em benefício de todos.

                                     "Inón Inón mo jùbà e e mo jùbà
                                    Inón Inòn mo jùbà e àgò mo jùbà".




                                       Babá mi shangó mo jùbà!

Nenhum comentário:

Postar um comentário