quinta-feira, 16 de agosto de 2012

OS DEUSES YORUBÁ E OS QUATRO ELEMENTOS

      "O ar a essência da vida"

O elemento ar é sinonimo de vida. O ser humano pode passar por várias privaçoes pode ficar alguns dias sem comer ou beber água mais não consegue ficar mais de poucos minutos sem respirar. O ar é a essência da vida, se não houver ar, não há vida.
"Quando se diz que o ar é a essência da vida, não é apenas da vida humana que se está referindo. todos os elementos dependem do ar, todos os seres, animais ou vegetais, que vivem na terra, para que a vida floresça precisa do ar".
O ar mesmo sendo invisível,inodoro e insipido, ninguém duvida da sua existência.
"As pessoas desconhecem, no entanto, que o ar ou melhor a atmosfera é o próprio Deus Supremo Olodumare, e, portanto todos respiram Deus e guardam um pouco da sua essência divina dentro de sí"
O AR é o elemento da totalidade, da criação e da perpetuação.
"Quando a atmosfera, o ar, o nada começou a se mover, a existencia aconteceu, a vida surgiu e Olodumare habitou em cada homem, em cada ser: ele permeou todos os elementos da natureza e mostrou que a vida só é possivél com sua presença, que não deve ser vista, nem palpável, tem que ser sentida como a mais poderosa força, a que mantem os homens com vida."

Todos os Deuses da criação estão ligados ao elemento ar. Assim, os orixás funfun, já que a atmosfera (òfuurufú) é sua origem, são grandes deuses do ar. Entre eles, Oxalufã(Òsálufón) e Oxaguiã (Òsàgiyán) são os mais conhecidos e cultuados no brasil, mas há pelo menos 154 orixás funfun conhecidos na África dos quais poucos passaram a ser cultuados no Brasil como qualidades das duas configuraçoes principais de Oxalá.
Além de Oxalufã e Oxaguiã, são conhecidos como deuses da criação, e portanto orixás funfun, Odudua, Orunmilá, Ajalá, Obatalá,Orixá Okin, Orixá Okó, Babá Salé,Bbá Epé, Ajaguná, Orixá Ijugbé,Orixá Akirè,Babá Igbó, Ifuru entre outros, que não chegam a constituir orixás independentes, sendo cultuados como qualidades de Oxalá.






                                                "Ategun Bàbá aféfé, 
                                                Omoòrò ìse, òfuurufú
                                                       yo mi nínú ibi
                                                 Má jé Kó hun mi ahùm"

Nenhum comentário:

Postar um comentário